geral@lrfitness.net
Telf. 249 401 690 - Tel. 916349984

Treinar nunca foi tão económico

Saiba mais no seu ginásio!!

Pague só durante 6 meses

E treine durante um ano

Yoga e os seus benefícios

Todas as Quartas às 10h no seu ginásio.

Hidroginástica para si!

Todas as Terças e Quintas Às 12h15

Equipa LR Fitness Ginásio

Description About Us

Da teoria à prática sobre o sistema imunitário

Eu sempre acho piada quando as pessoas me dizem coisas como “Então trabalhas num Laboratório de Imunologia e ainda ficas doente?!” – como se estudar o sistema imunitário (ou imunológico) me torna-se, por si só, resistente a doenças. Bem que gostaria que o sistema imunitário fosse tão simples. Sofreria menos, teria mais momentos “Eureka!” e não queimaria tantos neurónios com o meu doutoramento. Mas não me posso queixar, adoro o que faço!

No entanto, não há como negar o facto de que o conhecimento é poder e quanto mais souberes sobre o teu sistema imunitário, como funciona e o que o afeta, estarás numa melhor posição para lutar contra a maioria das coisas que enfrentas todos os dias.

O QUE É IMUNIDADE?

Em poucas palavras, é estar em estado de proteção pelo sistema imunitário do teu corpo: uma rede complexa de células imunes, proteínas e outras moléculas pequenas que trabalham juntas para manter-te seguro e lutar contra qualquer invasor potencialmente perigoso (como uma bactéria, vírus etc.).

Eu gosto de pensar no sistema imunológico como o pequeno exército do corpo. Sempre preparado e capaz de detectar, caçar e derrotar o inimigo enquanto mantém as células felizes e seguras. Geralmente, ele faz com que as proteínas especiais, conhecidas como anticorpos, que basicamente “marcam” os invasores “perigosos”, instruindo assim o corpo a destruí-los. Essencialmente, os nossos corpos declaram guerra a qualquer coisa que não deveria estar no nosso território e, na maioria das vezes, vencemos.

Nas poucas vezes que o nosso exército é derrotado, ficamos doentes! Obviamente, queremos evitar o máximo possível e há muitas coisas que podes fazer para ajudares o teu corpo a ser um vencedor.

O QUE AFECTA O TEU SISTEMA IMUNITÁRIO?

Como já referi, o sistema imunitário é complexo e, portanto, vários factores podem prejudicar a sua função. Mas os três principais culpados são aqueles que todos nós, em algum momento, já enfrentámos.

1) STRESS

O stress é um processo exigente de energia. Qualquer um que já sofreu com ansiedade ou stress sabe o quanto nos pode sugar. Este processo deixa-nos a sentir cansados, temperamentais e – claro – doentes!

Isto porque esta energia poderia estar a ser usada para lutar contra um vírus invasor, mas o stress deixa vazios os tanques de energia. Sem energia suficiente disponível para lutar, o teu corpo simplesmente não pode lutar tão bem quanto deveria.

2) TEMPERATURAS BAIXAS

Enquanto o tempo frio e chuvoso que a maioria de nós aguenta nos meses de inverno não nos causa danos, isso afeta a nossa capacidade de combater a infeções, assim como o stress faz.

O teu corpo gosta de manter uma temperatura corporal de 37°, e é muito exigente sobre isto. Quando a tua temperatura cai (ou aumenta), faz tudo o que pode para trazê-la de volta para 37°. E este processo desvia a energia necessária para combater infecções, tornando-te muito mais vulnerável.

3) MALNUTRIÇÃO

Muito provavelmente, e felizmente, ninguém que esteja a ler isto está malnutrido. Mas certamente que alguém já sofreu desnutrição muito leve, através do processo de perda de peso. Como isto afeta a tua imunidade é bastante óbvio: as tuas células não têm energia para combater a infecção. Isso é facilmente evitado, mas, infelizmente, quem está no universo fitness, sabe que ser “destruído” durante todo o ano é um grande risco a que está exposto.

SUPLEMENTOS PARA UM ÓPTIMO SISTEMA IMUNITÁRIO

VITAMINA C

Lembras-te do exército de células de que falei em cima, os que combatem as bactérias invasoras, os vírus e outros? Bem, estes lutadores dependem da vitamina C para funcionar corretamente e comer os germes invasores.

Sim, eles literalmente os comem. Horrível, não é?

PROBIÓTICOS

Embora não seja necessário durante todo o ano, um probiótico no inverno pode ajudar-te a construir uma “força especial de bactérias” no intestino, o que não só ajudará na tua digestão e saúde intestinal, mas também ajudará o teu corpo a combater a infecção de bactérias mais “hostis”.

Win, win situation!

VITAMINA D3 E ZINCO

O zinco não é apenas para homens. Também é um componente importante de múltiplas proteínas envolvidas na imunidade e no reparo celular. Já a vitamina D3 desempenha um papel importante nas vias de sinalização imunológica (coisas importantes, confia em mim!). A suplementação com zinco e vitamina D (idealmente em combinação com a vitamina C) pode ajudar-te na prevenção de infecções e ajudar a manter a função imune ideal. Por isso, não deixes de tomar a dose diária recomendada de 8mg (mulheres) ou 11mg (homens), durante os meses de inverno.

MANTÉM A CALMA, FICA QUENTE E COME MANTEIGA DE AMENDOIM

Como sabemos, o stress, as temperaturas frias e a malnutrição têm um impacto negativo no nosso sistema imunitário. Embora o combate ao stresse seja mais complicado e variará entre indivíduos, tenta manter uma cabeça limpa e focada durante períodos de stress, como época de exames, muito trabalho e até ciclos de treino intenso. Embora não haja nenhum suplemento para enfrentar o stress, o melhor conselho que te posso dar é permitir uma hora por dia só para ti, para fazeres algo que te faça sentir bem. Apenas assegura-te de que não é mais um motivo de stress, e isto inclui treino! E de que não é ao frio.

Quanto à malnutrição, isso pode parecer um acéfalo, mas para garantir que o teu sistema imunitário funciona o mais eficazmente possível, tenta limitar a dieta em blocos de 6 semanas com pelo menos 2 semanas de “dieta” entre cada fase. A dieta é inevitável para muitos e é necessária para alguns, mas, de facto, faz muita diferença no sistema imunitário. Se estiveres a fazer dieta durante o inverno, dá uma pausa de vez em quando e oferece uma pequena dose extra. O teu corpo agradecerá.

Sim, acabei de te dar outro motivo para comeres manteiga de amendoim. Apenas o que todos precisamos.